Pode ouvir sem medo… Evergrey - Admirável Inconstância

Pode ouvir sem medo… Evergrey

Publicado em 19/03/2022



Oi, tudo bom?

Bom, aproveitando que houve um lançamento da banda que irei falar hoje, resolvi trazer as minhas impressões sobre Evergrey. Ou seja, quando conheci a banda, minhas músicas favoritas e muito mais. Na verdade, estava com saudade de trazer algo musical para o blog. E bom, há algumas semanas, essa banda lançou uma música nova chamada “Save Us” e, por isso, tive a ideia de trazer para cá.

Como disse no primeiro post dessa tag, música é algo que rege a minha vida. Porém, é algo que quase não falo aqui neste blog. Portanto, quero modificar isso. Então, conheça um pouco mais do Evergrey.

Como conheci a banda?


Em alguns momentos, eu conheço algumas bandas pelo YouTube por meio de vídeos recomendados. Então, o Evergrey foi uma delas. A thumbnail do vídeo da música Distance estava disponível. Logo, fui ouvir e me apaixonei. O clima soturno, melódico conjugado com a voz do vocalista Tom S. Englund fez com que eu ficasse levemente aficionada na banda.

Claro que depois eu fui para o Spotify, e assim, fui tentar descobrir mais da discografia. Então, conheça agora um pouco mais dessa banda, logo abaixo.

Hey, leia este artigo aqui também: Pode ouvir sem medo! apresenta... Jorn Lande!

Sobre o Evergrey


O Evergrey é uma banda de metal progressivo fundada na Suécia, no ano de 1996. Atualmente, tem cerca de 13 álbuns lançados, sendo que o último se chama Escape of the Phoenix, lançado em 2021. Aliás, neste ano de 2022, o 14º disco se chamará A Heartless Portrait e tem previsão de lançamento para maio. Inclusive, a promoção do disco já iniciou com a faixa Save Us.

A formação atual do Evergrey consiste em Tom S. Englund nos vocais e na guitarra, Henrik Danhage também nas guitarras, e também, no backing vocal. Enquanto que no baixo, quem comanda é o Johan Niemann, Rikard Zander nos teclados e por último, Jonas Ekdahl na bateria.

As letras da banda geralmente rondam temas mais obscuros e isso, também se reflete muito no som. Mesmo calcado no progressivo, é impossível não sentir uma eventual melancolia tanto pela voz do Tom Englund, como a própria melodia em si. Honestamente, é algo que curto bastante.

Por último, mas não menos importante, a banda já veio ao Brasil por duas vezes: uma em 2011 e a última, até o momento, em 2019.

O que acho da banda?


Por último, quero falar o que acho da banda em um modo geral. Ou seja, falar um pouco da discografia e das minhas músicas favoritas. Como falei acima, eu conheci o Evergrey, provavelmente em 2018, 2019. Então, o primeiro álbum que ouvi foi o The Storm Within (2016), e inclusive, destaco três músicas: Distance, Astray e The Paradox of the Flame. Aliás, são canções que caracterizam bem a vibe da banda: uma aura mais melancólica tanto nas letras quanto na melodia. Logo, acho um bom ponto de partida para conhecer o Evergrey.

Em compensação, confesso que meus álbuns favoritos são os dois últimos lançados, o The Atlantic (2019) e Escape of the Phoenix (2021). São dois discos que ouço do início ao fim, sem pestanejar. Além disso, representam para mim a melhor fase da banda. As músicas têm maior coesão entre elas, mas ao mesmo tem personalidade, sabe? As letras continuam na mesma vibe, mas como disse anteriormente, isso me agrada bastante. Então, agora vamos saber quais são as músicas que se destacam na minha opinião de cada cd.

  • The Atlantic: A Silent Arc, Weightless e A Secret Atlantis
  • Escape of the Phoenix: Forever Outsider, Stories, In The Absence of Sun, Escape of The Phoenix e Leaden Saints

Além destes dois álbuns, ouvi o Glorious Collision (2011) que também tem boas músicas, mas ainda não é o meu favorito. As músicas que destaco são You, Wrong, Frozen e Out of the Reach. Só tenho algo a confessar aqui: ainda não ouvi toda a discografia, mas é algo que pretendo. Contudo, até onde eu ouvi, eu gostei bastante. E é isso.

Por último, mas não menos importante, deixo aqui a última faixa lançada até o momento, a Save Us.

 

E bom, isso é que tenho a falar sobre o Evergrey. Deixarei aqui, o link para o perfil oficial no Spotify da banda. E você? Já ouviu falar do Evergrey? Mesmo que não tenha ouvido, adoraria saber a sua opinião.

Confira este post também: Retrospectiva Musical 2020&2021

Até a próxima, Myrix.

2 comentários:

  1. Vc fala com tanta animação que me contagia a ouvir as músicas, aí depois de começar a ouvir me lembro que não curto muito o estilo rs, mas mesmo assim a sua fala contagia bastante, pra quem curte deve ser mais contagiante ainda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh obrigada pelo elogio. <3. Pô, mas eu indico a banda pra quem não curte também, vale muito a pena hahaha, obrigada pelo comentário.

      Excluir



@INSTAGRAM