Análise Literária apresenta... Os Sete Maridos de Evelyn Hugo - Admirável Inconstância

Análise Literária apresenta... Os Sete Maridos de Evelyn Hugo

Publicado em 01/02/2022


Oi, como vai? Espero que bem. Mais uma resenha para este humilde bloguitcho! Espero que gostem. 


Facilmente, um dos livros que mais me impactou em 2022. Eu sei que ainda estamos no início do ano, mas eu posso garantir que Os Sete Maridos de Evelyn Hugo estará no meu top 10, com certeza. Um livro extremamente aclamado, ele é bem avaliado no Skoob (no momento que escrevo essa resenha ele tem 4,7/5 estrelas), no TikTok e em grupos de Facebook que faço parte. E então, eu decidi ler e deixar a minha opinião sobre este livro que tirou o meu fôlego. Vale lembrar que li o livro em inglês. 


Sinopse:

Lendária estrela de Hollywood, Evelyn Hugo sempre esteve sob os holofotes — seja estrelando uma produção vencedora do Oscar, protagonizando algum escândalo ou aparecendo com um novo marido… pela sétima vez. Agora, prestes a completar oitenta anos e reclusa em seu apartamento no Upper East Side, a famigerada atriz decide contar a própria história — ou sua "verdadeira história" —, mas com uma condição: que Monique Grant, jornalista iniciante e até então desconhecida, seja a entrevistadora. Ao embarcar nessa misteriosa empreitada, a jovem repórter começa a se dar conta de que nada é por acaso — e que suas trajetórias podem estar profunda e irreversivelmente conectadas.


O que achei?


Portanto, antes de tudo, devo falar que aqui é o velho ditado de não se julgar o livro pela capa. Até porque a capa não é definitivamente a das mais atraentes. A versão brasileira tem um contraste horroroso entre o verde e o rosa, e piora com a escolha da fonte. E, infelizmente, digo o mesmo da capa internacional. Felizmente, o conteúdo é bem mais bonito e atraente.


Voltando a falar do livro, ao longo de 360 páginas, Taylor Reid nos convida a conhecer a vida na frente e por trás dos bastidores de uma atriz que facilmente poderia existir no mundo real. Indo além, ainda insere eventos que aconteceram no mundo real que se encaixam perfeitamente a narrativa. Não direi que eventos são esses, pois podem configurar como spoiler. No mais, a escrita é cativante e o formato escolhido para conduzir a narrativa me prendeu bastante.


Então, o ritmo da leitura é delineado por entrevistas (aqui pela perspectiva da Monique Grant), e quando entramos no capítulo em si, a narração é feita pelo ponto de vista da Evelyn Hugo. De qualquer maneira, todo o livro é narrado em primeira pessoa, o que foi um recurso bem utilizado, na minha opinião. Ajudou-me a relacionar melhor com a história e até com as próprias personagens, principalmente Evelyn. Senti como se ela tivesse conversando diretamente comigo.


E ainda falando da protagonista, é fácil de relacionar a personalidade e aparências a divas do cinema antigo como Marilyn Monroe e Elizabeth Taylor, por exemplo. Mas Evelyn Hugo é muito mais do que isso: é uma mulher multifacetada que soube jogar muito bem com a própria imagem. Com seus vestidos verdes e cabelo loiro platinado, ela conquistou dentro e fora das telonas.


Outro fator a ressaltar é sobre o controle que ela teve com a própria vida. É algo invejável. E isso ocorre desde o dia que ela desejou ser atriz e sair de Hell’s Kitchen. Evelyn Hugo, ao longo, do livro se resume em uma mulher que se doou ao máximo para colher os frutos que desejou. Ela chega a modificar o cabelo e até o próprio nome para chegar ao estrelato. Mas ainda assim, soube deixar detalhes de sua vida apenas para ela. 


Por outro lado, ela tem defeitos que alguns podem considerar imperdoáveis. E tá aí a maior graça de Os Sete Maridos de Evelyn Hugo: ela é humana. Mesmo alçada ao posto de estrela máxima, é claro que algumas ações são questionáveis. E isso não é limitado a protagonista. Todos os personagens são assim, apesar de eu ficar com ódio de um certo marido cof cof. 


Falando da narrativa, Taylor Jenkins sabe prender o leitor muito bem. A escrita cativa e vicia. São 360 páginas que passam muito rápido. Além disso, tem plot twists de tirar o fôlego, e também, de emocionar. Nas últimas páginas, foi difícil, pra mim, de conter as lágrimas. Os Sete Maridos de Evelyn Hugo é uma história que me impactou bastante, muito mais do que eu imaginava. E como disse no início do texto, ele facilmente é um dos livros que estará no meu top 10 quando 2022 acabar. 


E é isso. Se leu o livro, por favor, deixe aqui nos comentários. E se não leu, o que achou da resenha? Espero que tenha gostado. Até a próxima.


Beijos, Myris


Um comentário:

  1. Eu estou doida para ler esse livro desde o ano passado, mas ainda não consegui. Gostei muito da sua resenha e estou ainda mais ansiosa para ler.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir



@INSTAGRAM