Dark Romance: O que é? - Admirável Inconstância

Dark Romance: O que é?

Publicado em 11/01/2022

 

Foto: Canva Pro

Hello, hello, hello!

Mais uma vez contribuindo para a tag “Analise Literária” deste querido blog. E hoje, trago um gênero literário que conheci ano passado: o dark romance. Mas o que raios é isso? Bom, basta ler o restante do texto que tentarei explicar sobre este conceito, digamos, polêmico. Além disso, trarei dois livros desta temática que li em 2021 e direi a minha breve opinião sobre eles dois.

Em resumo, eu conheci este gênero devido ao TikTok e suas hashtags #booktok e #smuttok. Portanto, continue a ler o texto e seja apresentado a este controverso mundo.

Então, o que é dark romance?

Na verdade, o primeiro tópico que deve-se abordar é que o dark romance está mais para um subgênero. Isso ocorre porque ele uma das inúmeras categorias dos romances eróticos. Ou seja, apenas maiores de 18 anos devem ler. Mas porque o termo dark? Bom há uma explicação para isso.

Primeiro: os livros pertencentes ao dark romance têm temáticas mais pesadas, como situações de abuso e tortura, por exemplo. Temas considerados como tabus são explorados como a trama principal. Então, não é raro achar livros que têm como protagonistas: assassinos, mafiosos e criminosos em um modo geral. Inclusive, recomendo deixar a moral de lado ao pegar um livro da temática.

Aliás, há outro alerta: os gatilhos emocionais. Por tratar de temas pesados, os autores no início do livro sempre deixam um aviso dos conteúdos que a história pode conter. Ou seja, se a leitora decidir continuar, o aviso foi dado. Portanto, devo destacar que dark romance não é pra todo mundo, pois pode ativar gatilhos. Então, é importante estar com o emocional em dia.

Outro ponto muito importante a abordar é que ler livros de dark romance é BEM DIFERENTE de concordar com o que está escrito nas páginas. Portanto, não é porque leio sobre temas pesados que quero realizar estes temas pesados na vida real. Pelo menos, para mim, ler dark romance funciona como um entretenimento, assim como, ler suspense também é apenas um passatempo. Não quer dizer que a personalidade do leitor ou modo de pensar, ou os princípios concordam com os eventos que passam no livro.

Como último ponto, é importante ressaltar que o subgênero ainda é recente no Brasil. Isso significa que muitos livros, infelizmente, não tem tradução para o nosso idioma. Mas gradualmente, graças a serviços como o Kindle Unlimited, a situação muda diariamente.

Agora, saiba de dois livros que são famosos no tiktok e que resolvi ler: apresento Den of Vipers e Seven Sins of Snow.

Clique aqui para ler a resenha de Seven Sins of Snow

Clique aqui para ler a resenha de Den of Vipers

Bom, é isso, espero que gostem e me digam nos comentários, se já leu um livro dessa temática tão contraditória. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário



@INSTAGRAM