Adorável Entretenimento: Comemoração de 20 anos de Harry Potter - De Volta a Hogwarts - Admirável Inconstância

Adorável Entretenimento: Comemoração de 20 anos de Harry Potter - De Volta a Hogwarts

Publicado em 16/01/2022

Divulgação: Warner/HBO Max

Elenco:

Daniel Radcliffe (Harry Potter) 

Emma Watson (Hermione Granger)

Rupert Grint (Ron Weasley) 

James Phelps (Fred Weasley) 

Oliver Phelps (George Weasley) 

Matthew Lewis (Neville Longbottom) 

Evanna Lynch (Luna Lovegood) 

Tom Felton (Draco Malfoy)

Alfred Enoch (Dino Thomas)

Bonnie Wright (Ginny Weasley)

Robbie Coltrane (Rubeus Hagrid)

Jason Isaacs (Lucius Malfoy)

Ralph Fiennes (Lord Voldemort)

Helena Bonham-Carter (Bellatrix Lestrange)

Gary Oldman (Sirius Black)

Mark Williams (Arthur Weasley)

Duração: 1h42min

Distribuição: Warner/HBO Max


Essa semana resolvi assistir o documentário Harry Potter: De Volta a Hogwarts, que está disponível oficialmente na HBO Max, serviço de streaming da HBO desde o dia 1º de janeiro deste ano. Devo dizer que sou grande fã da saga, apesar das problemáticas da autora e de alguns atores que participaram dos 8 filmes. Mas isso é assunto para o final do post. Primeiro, vamos a uma breve linha do tempo e minha opinião sobre a saga. 


Uma breve linha do tempo

Bom, eu conheci a saga em 2004, que deve ter sido a época que vi um dos filmes, mas não vou lembrar com clareza. Então considero que conheci oficialmente a saga do menino bruxo aos 16 anos. Pois, vi que na biblioteca onde estudei o Ensino Médio, todos os livros da saga estavam disponíveis para empréstimo. Já havia assistido, à época, “Pedra Filosofal”, “Câmara Secreta” e “Prisioneiro de Azkaban”, respectivamente, o primeiro, segundo e terceiro filmes (e livros) da saga. Tanto que quando li os livros, comecei por “Prisioneiro”. Então, sim, nunca li Pedra Filosofal e Câmara Secreta. 


Enfim, acabei lendo o restante da saga e eu me apaixonei pelo mundo de Hogwarts e cia. Em destaque, para a personagem Hermione que considerava como uma irmã gêmea só que na ficção: a aluna extremamente inteligente, que ocasionalmente era excluída, mas fingia não ligar para isso. Porém, a marca que a saga de HP deixou em mim, foi muito além da identificação com uma personagem. É uma conexão profunda que mal consigo colocar em palavras, de tão especial. 


Com HP eu aprendi várias coisas: 


  • a chorar com a morte de personagens importantes (oi Sirius, Fred Weasley e Dumbledore);
  • a literalmente voltar as páginas porque não acreditava na morte daquele personagem;
  • a vibrar quando o trio de protagonistas conseguia alguma vitória; 
  • até mesmo com o quadribol, que não entendo as regras até hoje. 


Mas ao ler as inúmeras páginas, sempre tive o sentimento de ser bem-vinda naquele mundo mágico. Acompanhar o crescimento e amadurecimento de Harry, Rony e Hermione quase que com o meu amadurecimento. Foi aprender a amar corujas (tanto que tenho uma tatuada). Saber o valor de verdadeiras amizades, aprender a admirar as outras casas a.k.a. Corvinal e Lufa-Lufa. Aprender valores como respeito às diferenças e tantas coisas. Uma saga que é direcionada para crianças e adolescentes, mas ainda tem muito a ensinar para os adultos. 


Enfim, para a Thamyris daquela época, e para a Thamyris de hoje, HP sempre será especial. Tão especial que tenho a tatuagem da minha casa, Corvinal, eternizada na minha panturrilha.


Mas linha do tempo contada, é hora de voltar pra 2022. Quando saiu o teaser do documentário, devido às polêmicas da autora, eu confesso que desanimei em um primeiro momento. Porém, resolvi dar chance e então, no parágrafo abaixo, deixo as minhas impressões. 


Bom, o documentário é lindo. Quando as primeiras notas da música clássica de Harry Potter tocaram, eu chorei e me arrepiei. Talvez pela conexão, pelo amor que senti e sinto pela saga durante todos estes anos. A parte mais bacana, é que além de saber dos bastidores dos 8 filmes, também sabemos o ponto de vista de praticamente todos: desde os diretores aos atores. Claramente os protagonistas têm maior destaque. 


O que achei?


Harry Potter: De Volta a Hogwarts tem cerca de 1h40 de duração. Mas parece menos, pois passa muito rápido. Tudo está documentado, desde como foi a escolha dos atores, a visão que os diretores queriam passar com cada filme. Há a explicação de como foi adaptar livros de mais de 300 páginas para o cinema em pouco menos de 3 horas. Além disso, ver o crescimento dos atores com uma saga que se tornou gigantesca tanto na literatura quanto no cinema


E claro, há a parte emocional: é impossível não ficar com os olhos marejados quando aparecia uma imagem do Alan Rickman, o eterno Snape, na tela. E infelizmente, não tê-lo ali para explicar sobre este personagem que muitos amam ou odeiam. Ou como foi o último dia de set para os atores (e confesso que nessa hora não consegui conter as lágrimas também). A parte do In Memorian também me deixou bastante emocionada.


É claro que o documentário ele é feito especialmente para os fãs. Para aqueles que acompanharam in loco (ou seja, cresceram com a saga) ou para quem viu ou leu os livros um pouco depois - o que é meu caso - ou até mesmo para quem começou a acompanhar agora. O que resta no final é uma grande saudade dos 10 anos que foram a saga, e que sinceramente, ainda reverberá por muito tempo. Apesar das recentes polêmicas, Harry Potter tornou-se atemporal. 


Se pudesse definir Harry Potter: De Volta a Hogwarts é uma carta de amor aos fãs e um “muito obrigado” a quem acompanhou, atuou, dirigiu e deu vida à saga. Não darei nota, até porque isso não é uma análise, é apenas a minha declaração como fã.


Minha breve opinião sobre a J.K. Rowling e sobre as falas controversas (para dizer o mínimo).


Uma curiosidade: a J.K. Rowling mal aparece e quando há alguma aparição, a Warner deixou bem claro que eram trechos de um vídeo de 2019. Ultimamente, a empresa tem procurado se desviar ao máximo da autora. E isso ocorreu até com a divulgação dos trailers do próximo Animais Fantásticos, onde o nome dela é ocultado entre outras decisões. Mas no final, é estranho, porque infelizmente, ela é criadora do mundo de HP. Em 2021, devido as recentes falas transfóbicas de J.K. Rowling, a autora e criadora do mundo de Harry Potter, muitos fãs e (com razão) decidiram abandonar o fandom e é algo que compreendo completamente. Não vou me aprofundar muito, mas, saiba que desgosto bastante da autora. Contudo, ainda gosto da obra que ela criou, que é Harry Potter. Ressalto aqui que não sou tão fã da saga de Animais Fantásticos e obras posteriores, como Morte Súbita. 


E você? Chegou a assistir ao documentário? O que achou? Vamo conversar nos comentários! 

Até a próxima,

Myrix.




2 comentários:

  1. Confesso que estava ansiosa para assistir antes de lançar, mas quando lançou acabei nem vendo. Preciso assistir logo, haha. Adorei tudo o que falou. As polêmicas de J.K. não conseguiram arruinar a saga, mas queimaram muito ela. Também não acompanho Animais Fantásticos, mas li Morte Súbita e gostei bastante.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sensacional, ótimo para quem é fã. Menina, não consegui curtir Morte Súbita, abandonei pra nunca mais voltar rsrs. Obrigada pelo coment. Bjs

      Excluir



@INSTAGRAM