Vivendo o Épico: Minha primeira vez na CCXP - Admirável Inconstância

Vivendo o Épico: Minha primeira vez na CCXP

Publicado em 21/12/2022

Em primeiro lugar, já digo que este será um texto bastante longo. E ele inaugura uma nova tag do blog: a Diário de Bordo. Nessa tag que é aliada a Adorável Entretenimento, contarei sobre experiências como viagens, excursões e relacionados.

No dia 3 de dezembro de 2022, em um sábado ensolarado, tive a oportunidade de ir a CCXP, a Comic Con Experience. Baseada nos moldes da San Diego Comic-Con, é o maior evento destinado para o público nerd e geek brasileiro. Aliás, as boas línguas dizem que supera até mesmo o evento-base, o de San Diego. 

Enfim, resolvi narrar a minha experiência. Contudo, para não ficar bastante massivo, resolvi dividir o texto em subtítulos e dizer as minhas impressões sobre. Tentarei abordar sobre o espaço em si, os estandes, as compras, as refeições e o que mais lembrar. Preparado? Continue a ler o texto!

Ir de excursão ou ir por conta própria?

Então, aqui começamos no tópico, talvez, mais importante. Será que vale a pena ir de excursão ou por conta própria? Bom, digo que isso dependerá unicamente de um fator: dinheiro. E também pesar as vantagens e desvantagens de cada uma das opções. Nesta edição, eu tinha o planejamento de conhecer São Paulo também, mas por motivos financeiros, o plano mudou. 

Assim, de última hora, nos 45 do segundo tempo mais os acréscimos, eu e o player 2 conseguimos a excursão. Foi bate-e-volta, o que é mais cansativo, mas valeu a pena pra gente. Contudo, se formos em uma próxima edição, provavelmente o plano inicial se manterá de conhecer São Paulo e também, aproveitar a CCXP. 

A maior vantagem da excursão é que você pagará um valor menor do que ir por conta própria (incluo aqui passagens de ônibus ou avião, hotel, AirBnB ou hostel e outras despesas). Além disso, geralmente o local de desembarque é direto no destino. Dependendo do pacote, o hotel também é incluso.

Já ir por conta própria também é vantajoso se você deseja conhecer a cidade, por exemplo. Além disso, você fica mais livre até para ir ao próprio evento. Pode ir mais descansado, pois é imprescindível que você vá para um hotel ou semelhantes. No final, dependerá das suas finanças.



Ingresso: qual é o melhor dia para comprar?

Então, comprei o de sábado somente. Mas, cogito ir nos próximos anos. Para isso, digo categoricamente que vale a pena comprar dois dias, no mínimo. Digo isso para você aproveitar o evento em toda a sua totalidade. O local é bem grande, falarei sobre isso no próximo tópico. 

Aliás, o dia de sábado pode ser o melhor dia, por ser início do final de semana, e também, pelas atrações. Para ter noção, no sábado teve o elenco de The Last of Us, KEANU REEVES, Chloe Grace Moretz e outras celebridades muito bacanas. Mas isso, claro vai do seu gosto.

Resolvi fazer um breve resumo sobre a categoria de ingressos. Confira abaixo:

A Comic Con Experience aconteceu em 2022, nos dias 1 a 4 de dezembro (quinta-feira a domingo). Considerada uma das maiores convenções nerds/geeks do mundo, os fãs tem a oportunidade de ir aos 4 dias do evento. Com isso, a divisão de ingressos fica da seguinte forma:

  • Diário: Aqui você pode comprar para cada dia do evento, ou seja, escolher entre quinta, sexta, sábado ou domingo. Cada dia tem um valor diferente.
  • 4 dias: Este ingresso é válido para os 4 dias de evento e deseja aproveitar ao máximo a CCXP. 
  • Epic: O Epic é para quem é aficionado no evento e quem compra tem direito a alguns privilégios, como, entrar uma hora mais cedo, acesso à Spoiler Night (em que você tem acesso a CCXP antes da abertura oficial, ela ocorre no dia anterior) e um kit exclusivo.
  • Full: este aqui é o pacote mais caro. Também tem os privilégios do Epic, mas outras regalias como acesso reservado ao palco Thunder, uma foto e autógrafo de quatro celebs convidadas para o evento, estacionamento gratuito e ainda dá a oportunidade de quem compra o ingresso obter 4 colecionáveis da Iron Studios.
  • Unlock: Esse é reservado para quem deseja conhecer os bastidores da CCXP. Quem compra tem direito de visitar o local onde o evento ocorre dois dias antes do evento. Também tem direito a Spoiler Night, de ir aos 4 dias e entra uma hora antes. 

Então, o melhor dia para comprar dependerá do seu bolso, claro, e também da sua disposição. Novamente, recomendo que se puder, adquira dois dias, pelo menos. A CCXP é muito grande é de fato, MUITA COISA pra ver. Pessoalmente, eu indico o final de semana por dois motivos: provavelmente você não trabalhará no outro dia. Além do mais, o dia de domingo é perfeito para quem ama uma pechincha. Por ser o último dia, é mais fácil conseguir um desconto e levar o produto desejado para casa.

Finalmente chegando na CCXP

Por volta das 10h30, 11h, o ônibus saiu do hotel e nos levou até a São Paulo Expo, local onde o evento acontece. Este ano, a CCXP abriu todos os dias a partir das 11h. No sábado, o horário final foi às 21h. Durante o trajeto, pegamos um engarrafamento básico, mas chegamos bem. 

Com tudo configurado corretamente, eu e o Bruno separamos o que iríamos levar para a CCXP. Eu levei powerbank, cabo USB do celular, absorvente, escovas de dente, a caixa do meu óculos, máscaras (não usei) e claro, a minha carteira e a credencial que é o ingresso. 

O meu look foi confortável. Decidi usar a camisa do Symphony X que comprei no show em julho, uma calça legging preta e usei all star. E por isso, uma recomendação: vá o mais confortável possível. Use tênis, roupas que já está acostumado a ir e uma bolsa que não te cansará ao longo do dia. Leve o básico.

Após chegarmos no estacionamento, nós enfrentamos duas filas, aliás, bastante longas e até demoradas. A revista foi feita na própria fila. O horário previsto era de entrar às 11h, mas entramos mais ou menos 12h. E nossa! Como o evento é grande. 

A CCXP levou cerca de 60.000 pessoas todos os dias, e te falar a São Paulo Expo é enorme. Todos os estandes se equiparam, por exemplo, ao que é o stand da Panini na Bienal. Logo que chegamos, demos um abraço. Afinal, na CCXP comemoramos os 9 anos de namoro e estávamos muito felizes.

Infelizmente, não tirei muitas fotos do local em si, pois fiz um vlog que, aliás, devo postar no início deste texto. Então, próxima edição, vou me concentrar em fotografar os pontos interessantes também. O que mais queria ir e estava ansiosa para ver era o painel da HBO Max por ter o Trono de Ferro, de House of The Dragon e a ação publicitária de The Last of Us, nova série que estreará dia 15 de janeiro. Porém, na vontade de ver tudo, acabei não pegando a pulseirinha :( e por isso, não conseguimos ir.

Por outro lado, eu e o Bruno visitamos o estande da Prime Video e conseguimos entrar na ação da série Periféricos que estreou recentemente. Sendo honesta, esperava algo mais imersivo, basicamente mostrou um trailer e era proibido fotografar e filmar. Como outra ativação, visitamos um painel que mostrava os três mundos de Anéis do Poder, foi uma experiência rápida, mas satisfatória. 

Queríamos tirar foto no navio de Númenor e no Balrog, mas a fila era gigantesca. Por medo de perder outros estandes não ficamos, e decidimos andar por todo o evento. Valeu a pena, de certa forma, mas na próxima edição acredito que esperaremos.

Um pouco mais sobre a CCXP

Para não ficar um tópico muito longo, ainda continuo o relato, só quis dar uma quebra. Enfim, seguindo. Algo que devo falar sobre este breve diário de bordo é que para ir na CCXP você precisa levar uma boa quantia de dinheiro. Afinal, lá vende funkos, action figures, camisetas, itens colecionáveis no geral. E infelizmente, os preços são bem salgados. Além disso, há filas pra tudo: pra visitar as ativações, para comprar os produtos desejados, até mesmo para o banheiro e fazer as refeições. Logo, digo que é um leve teste de paciência. 

Não levei muito dinheiro, então eu basicamente fiquei apenas observando os produtos e muitas vezes, olhando os painéis por fora. Para não ficar de mãos vazias, eu dei de presente pro Bruno, a blusa de Lufa-Lufa e ele me deu uma caneca de Relíquias da Morte. Além disso, ele comprou pôsteres que estou esperando para colocar na parede.

Quando chegamos o evento já estava cheio, mas por cerca de 16h, 17h, parece que o dobro de pessoas chegou na CCXP. É surreal. Eu havia falado até com o player 2 que de certa forma, o evento lembra (em partes) a Bienal misturada com Rock in Rio, mas não tem comparação. Por isso falei no início do texto que, ao menos, dois dias são necessários para você curtir o evento em toda a sua glória.

Sendo que um dia você pode se dedicar para fazer as compras, tentar ter acesso ao Palco Thunder (que é o palco principal em que passam trailers exclusivos, as celebridades vão para lá primeiro) e até tentar a sorte em alguns estandes. Enquanto, no outro dia, é momento de visitar o máximo de painéis possíveis. Provavelmente em um dia, é impossível de ir em todos os estandes. 

Enfim, continuando, após umas 2h andando por todo o local, nós almoçamos no China In Box. E sobre refeições: também é caro. É um evento, então eles vão colocar o preço lá em cima, infelizmente. No entanto, o yakisoba tava bem gostoso, preparado na hora e matou a fome. Como lanche, comemos um hambúrguer maravilhoso com batatas fritas, tava delicioso. 

Andamos ainda mais pelos locais, bebemos uma cerveja. Nesse meio tempo aproveitei para dar um cochilo nas coxas do player 2 e foi ótimo. Hahahahaha. E nisso voltamos a andar, até o ponto em que ficamos no Palco Omelete até o final do evento. E foi a melhor parte, pois mesmo cheio ainda é possível ver os artistas e nisso, pude ver o Keanu Reeves, a Chloë Grace-Moretz e outras celebridades de tão perto. Aqui, o funcionamento do palco Omelete e do Thunder funcionam como o Rock in Rio. Deseja vê-los muito perto, de fato? Vá cedo para as filas e/ou fique diretamente na grade.

No Tiktok vi muitas pessoas ficando 11 horas e infelizmente é isso. Ou você curte o evento, ou tem acesso aos palcos (exceto se você comprou os pacotes mais caros). É uma questão de escolha e isso depende da sua experiência. Concluindo, foi uma experiência muito legal, eu realmente vivenciei o épico. Agora, por último, eu tenho algumas críticas. Próximo tópico.

O que eu não gostei na CCXP?

Sim, o evento foi ótimo, mas nem tudo são flores. E aqui, vou bater em dois pontos: banheiros e agendamentos. Falando do primeiro ponto, a São Paulo Expo é gigante e você já sabe disso. Contudo, eu não gostei da distribuição de banheiros, na realidade achei bastante desproporcional para o tamanho gigantesco que é. Era comum enfrentar filas grandes e não há tantos sanitários disponíveis (em um que fui, só tinham três, por exemplo). 

O outro ponto é sobre o agendamento. Já tinha lido reclamação sobre essa parte dias antes do evento e até nas edições anteriores. Eu entendo que é um recurso para evitar filas, o problema é que não funciona. Tentei pela Warner, e ele simplesmente iniciava a contagem regressiva. Nisso, parabenizo a Netflix que em um dado momento para ninguém ficar de fora, simplesmente abria a fila para quem não conseguiu agendar. Aliás, foi o estande mais democrático e bem educado (queria dizer o mesmo da HBO Max, mas enfim…)

Conclusão e expectativas

Depois deste textão todo, eu finalizo o meu diário de bordo da CCXP. Apesar dos problemas, eu vivenciei o épico e desejo fazer isso de novo. Com mais dinheiro (se Deus quiser), mais disposição, espero que em mais dias também. Sério, é o sonho de todo geek/nerd ir a CCXP e vale muito a pena. Espero que para o próximo ano, a Disney+ traga a Tardis, pois Doctor Who entrará no catálogo e tenham mais produtos destinados para a série de navinha. E é isso. Se leu até aqui, te deixo o meu muito obrigada. Até a próxima, 42!


Nenhum comentário:

Postar um comentário



@INSTAGRAM