Análise Literária apresenta... Kenobi! - Admirável Inconstância

Análise Literária apresenta... Kenobi!

Publicado em 05/07/2016



Olá pessoal, tudo bem? Mais uma estreia de categoria no blog. Amo ler e por isso apresento a vocês... Análise Literária, uma tag onde falarei sobre os livros que li. Não chamaria de resenha propriamente dita, é mais meu ponto de vista sobre determinado livro. E introduzo vocês a Kenobi, espero que curtam! PODE CONTER SPOILERS!

A sinopse do livro trata-se:
A República foi destruída, e agora a galáxia é governada pelos terríveis Sith. Obi-Wan Kenobi, o grande cavaleiro Jedi, perdeu tudo... menos a esperança. Após os terríveis acontecimentos que deram fim à República, coube ao grande mestre Jedi Obi-Wan Kenobi a missão de proteger aquele que pode ser a última esperança da resistência ao Império. Vivendo entre fazendeiros no remoto e desértico planeta Tatooine, nos confins da galáxia, o que Obi-Wan mais deseja é manter-se no completo anonimato e, para isso, evita o contato com os moradores do local. No entanto, todos esses esforços podem ser em vão quando o “Ben Maluco”, como o cavaleiro passa a ser conhecido, se vê envolvido na luta pela sobrevivência dos habitantes de um oásis esquecido no meio do deserto e em seu conflito contra o perigoso Povo da Areia.

Quando conheci Star Wars, há um tempo aí, nunca imaginaria que viraria uma “monstra caçadora” de coisas sobre a Saga. Foi literalmente amor à primeira vista. E por causa deste amor, me deparei com uma bibliografia do Universo Expandido da Saga. E assim, eu recebi de presente do player 2, o livro Kenobi. Da editora Aleph, o livro tem 528 páginas e a primeira impressão que tive depois de ler Kenobi foi: que livro gostoso! Portanto, não se assuste com a grossura. John Jackson Miller, autor do livro, faz com que a narrativa seja de fácil assimilação e que o leitor consiga se sentir inserido na trama.

Algo que devo esclarecer é que a trama é ambientada entre “A Vingança dos Sith” (2005) e “Uma Nova Esperança” (1977). Não considero necessariamente obrigatório você ver os dois filmes, mas para entender o que se passa em Kenobi, é uma ótima sugestão. Nele conhecemos um Obi-Wan Kenobi mais novo e que ainda está muito assustado com o que aconteceu com seu pupilo, Anakin Skywalker a.k.a. Darth Vader. E agora é alguém que se sente muito responsável pela vida que ele tem nas mãos, um tal de Luke Skywalker, filho desse tal de Anakin e a Rainha Padmé. Dizem por aí que esse bebê é a esperança da Galáxia. ;)

O cenário de Kenobi é a famosa Tattooine, com seus famosos dois sóis. Porém, com o livro eu pude me aprofundar neste planeta desértico, mostrado principalmente no primeiro filme. Obi-Wan transforma-se em Ben, um eremita que ninguém sabe de onde veio e nem para onde vai. Ele tenta ser o mais discreto possível, porém a sua discrição atrai a atenção de um local chamado Pika Oásis. E é neste lugar que a maior parte da trama é concentrada.

Além da bela história, a parte física do livro ajuda ainda mais a mergulhar na história. Olha esse landspeeder que serve como 'capa' para todo o capítulo!
Como explicado no começo deste post, Kenobi trata-se do Universo Expandido de Star Wars. Ou seja, todos os personagens, INFELIZMENTE, não existem nos filmes. Eles adicionariam uma carga interessante a obra. Dou destaque a: Annileen Calwell, Orrin Gault, A’Yark, do famoso Povo da Areia, mais conhecido como Olho de Rolha. É neles que a trama é muito bem desenvolvida e John Jackson, o autor, fez com que eu me envolvesse de tal forma, que eu praticamente “devorei” em dias.

Outro ponto legal do livro é ver de certa forma, o amadurecimento do Jedi. No início do livro ele ainda está bastante confuso e triste pela forma como tudo rolou. Ele se sente fracassado por tudo que aconteceu com Anakin a.k.a. Darth Vader, afinal ele era o responsável pelo jovem padawan. Ao decorrer do livro e das aventuras que vive em Pika Oásis, me deu a impressão que ele vai aos poucos, se perdoando e crescendo também na Força. Não é à toa que no quarto filme, ele é alguém bastante experiente.

Mais uma sugestão e prometo que é a última! A galáxia de Star Wars é gigantesca, então por muitas vezes, confesso ter dado umas “googleadas” para saber qual espécie ele estava falando. Algumas eu conhecia de nome, mas a grande maioria eu tive que ler algumas vezes. Eu fiz isso, pois ainda me considero bastante novata, e me ajudou bastante a mergulhar mais ainda na história. E admito que com outros livros da saga – que ganharão resenha aqui no blog também – eu fiz a mesma coisa.


E basicamente foi isso que achei do livro. Novamente, lamento muito que este faça parte apenas da série Legends – ou seja, não é parte do Universo Oficial – porque é uma história que com certeza daria um ótimo filme. Além do protagonista, todos os outros personagens são tão interessantes quanto ele e enriquecem demais a história. Indico muito esse livro a quem acabou de conhecer a saga e também a quem já conhece há bastante tempo. 

4 comentários:

  1. Esse livro é quase ou é obrigatório aos fãs huehue. Inclusive eu preciso muito ler esse livro. Porque conta o que aconteceu depois que os jedis caíram e o império pôde triunfar por um tempo... rsrs. Mas o mais importante é isso - O que acontece com Obi-wan depois do ep III, como é o desenrolar de sua vida. Acredito que no livro também retrata o andamento de seu treinamento designado pelo mestre Yoda e como disse, sua superação e amadurecimento com o tempo até se tornar o Grande mestre Obi-Wan Kenobi. Um livro rico em informações eu creio. O universo de Star Wars é incrível!! Adorei a dica e obrigado por não ter dado nenhum spoiler rsrs. Ficou muito bem contata e sem dar aquele spoiler maroto huehuehue. Faça mais análises como essa xD
    Beijo e tudo de bom sempre. E que esse blog cresça cada dia mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi mô rs. Sim, ele é um livro que apesar de não ser cânone, é essencial. Principalmente a quem gosta do Obi-Wan rsrs. Obrigada pelos elogios player 2 e com certeza mais análises virão, não apenas de Star Wars. Luv ya <3.

      Excluir
  2. Mesmo sendo Legends, é um livro que eu acho essencial. O que eu mais gosto em "Kenobi" é que podemos conhecer mais a fundo os núcleos sociais, eu mesmo fiquei bem comovida com o Povo da Areia, povo que passa despercebido por muitos. É um livro maravilhoso, acho que todos os personagens tem o seu destaque e, como você disse, é muito bacana ver o amadurecimento de Obi-Wan. Tava com saudade de ler seus posts <3 Que a força esteja com você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, o Povo da Areia é mais vítima do que realmente vilão na história em si: é um povo que tá tentando sobreviver mesmo com todas as adversidades cara o Olho de Rolha é um povo riquíssimo! E todos os personagens tem um lugar no meu coraçãozinho! Obrigada Vân! Que a Força esteja com você também!

      Excluir



@INSTAGRAM